Presidente nigeriano condena ataque de Boko Haram no nordeste do país
Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente da Nigéria, Muhammadu Buhari, condenou esta segunda-feira uma operação de represálias ocorrida sábado último contra habitantes de Badu, no Estado de Borno, no nordeste da Nigéria, que fez mais de 60 mortos.
Buhari disse, numa declaração feita pelo seu porta-voz, Malam Garba Shehu, ter recebido garantias de que os terroristas da seita Boko responsáveis por esta matança “pagarão caro este ato”.
Segundo a declaração, uma operação de grande envergadura foi lançada para perseguir assaltantes graças a patrulhas da Força Aérea e a operações no terreno do Exército Terrestre.
Terroristas da seita Boko Haram dispararam sábado último, às 11 horas e 40 minutos (10 horas e 40 minutos, TMG), contra pessoas que participavam numa cerimónia fúnebre, matando mais de 60 e ferindo várias.
Os feridos foram transportados imediatamente para o Hospital Especialista em Maiduguri, no norte do país, para tratamentos.
As autoridades da coletividade local de Nganzai, na mesma região, afirmaram que este ataque foi uma operação de represália infligida aos habitantes que haviam repelido, duas semanas antes, uma ofensiva de insurretos de Boko Haram contra a sua comunidade.
Há quase duas semanas, terroristas de Boko Haram atacaram a aldeia de Badu, mas, em vez de fugirem, os habitantes repeliram corajosamente o ataque, abatendo 11 insurretos e confiscando 10 fuzis Ak 47.
Mas esta reação não foi apreciada pelo grupo terrorista que voltou sábado para se vingar.
Esta vingança coincidiu com o funeral na aldeia e causou a morte de 60 pessoas e ferimentos a 11 outrasam feridas.
-0- PANA MON/MA/NFB/JSG/FK/DD 29julho2019