Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano chamado a promulgar lei da liberdade de informação

Lagos, Nigéria (PANA) – A União dos Jornalistas da Nigéria (NUJ) e a Associação dos Proprietários de Jornais da Nigéria (NPAN) instaram o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, a promulgar a lei da liberdade de informação (FOI) cuja versão harmonizada foi adotada terça-feira última pela Assembleia Nacional (Parlamento).

O presidente da NPAN, Ajibola Ogunsola, declarou que a promulgação desta lei seria o melhor presente a oferecer por Jonathan à Nigéria e aos Nigerianos nas vésperas da sua investidura.

« Não pode haver uma forma melhor de proclamar que, no momento em que ele é investido como Presidente, uma nova era começou para a Nigéria », afirmou

« Esta lei é uma advertência clara a todos os agentes do serviço público que nada será como antes, pois as questões sobre a forma como os fundos públicos são gastos deverão receber respostas segundo a lei », declarou o presidente da NUJ, Wahab Oba.

A lei da liberdade de informação visa dar o direito de aceder aos arquivos públicos conservados pelo Governo, pelas instituições públicas ou privadas que cumprem funções públicas para os cidadãos da Nigéria e os estrangeiros.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 26maio2011