Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, apresentou no último fim de semana as suas condolências ao povo e ao Governo do Estado de Rivers, na província do Delta do Níger, no centro do país, na sequência da morte de 10 pessoas em explosão dum oleoduto.
O Presidente Buhari apresentou, num comunicado publicado pelo seu principal conselheiro para a Informação e Publicidade, Malam Garba Shehu, as suas condolências às famílias das vítimas.
O líder nigeriano declarou-se extremamente chocado com a perda das vidas humanas, na sequência deste incidente, e exigiu um “inquérito aprofundado”.
Por sua vez, o porta-voz do Comando da Polícia do Estado de Rivers, Nnamdi Omoni, declarou que acabava de se iniciar um “inquérito à grande escala”.
Fontes indicam que o oleoduto que explodiu pertencia à Empresa Nacional de Petróleo da Nigéria (NNPC) e transportava gasolina da capital do Estado de Rivers, Port-Harcourt, para a cidade comercial de Aba, no sudeste.
Dez pessoas foram mortas na explosão dum oleoduto ocorrido sábado na comunidade Kom Kom, na zona da administração local de Oyigbo, do Estado de Rivers.
Várias fontes declaram que a explosão, que provocou um incêndio que queimou as vítimas, aconteceu quando bandidos vandalizavam o oleoduto, para roubarem combustível.
-0- PANA MON/MA/ASA/TBM/IBA/FK/DD 24junho2019