Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano apresenta condolências à Grã-Bretanha por morte de Margaret Thatcher

Abuja, Nigéria (PANA) - O Presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan, declarou que "os Nigerianos se juntam à família de Margareth Thatcher, aos cidadãos britânicos, aos membros da Commonwealth e a todos cujas vidas foram, nos cantos recuados do mundo, positivamente afetadas pelas políticas dinâmicas" da primeira mulher primeira-ministra britânica.

Um comunicado divulgado segunda-feira em Abuja revela que "tendo se tornado em vida uma figura lendária depois de ter transformado a Grã-Bretanha durante os seus 11 anos no cargo de primeira-ministra, a baronesa Thatcher vai depois da sua morte ocupar oficialmente o seu lugar na história como uma das maiores líderes do mundo da nossa época".

O Presidente Jonathan sublinhou que vai a baronesa Thatcher será recordada como alguém "que serviu o seu país com uma grande paixão e uma determinação a qualquer prova e igualmente pela grande modernização que resultou das suas políticas económicas e sociais que estabeleceram as bases dum notável crescimento económico registado no regime do Governo conservador que dirigiu".

Ele diz que se vai sempre lembrar da defunta baronesa Thatcher "através da sua direção única, típica e o seu dinamismo firme que deram de novo ao seu país respeito e orgulho e fizeram da Grã-Bretanha uma potência que conta na cena mundial".

O Presidente nigeriano assegurou o primeiro-ministro, David Cameron, e o povo britânico que o Governo e o povo nigerianos "partilham a sua pena e o seu profundo sentimento de perda" e se juntam às suas orações para o repouso da sua alma.

-0- PANA PR/VAO/ASA/AAS/SOC/MAR/TON 09abril2013