Agência Panafricana de Notícias

Presidente nigeriano aposta no acordo de Niamey para fazer recuar terrorismo

Abuja, Nigéria (PANA) – O acordo concluído entre as autoridades da Nigéria e dos seus países vizinhos na semana passada vai radicalmente travar as atividades de insurretos e de outros criminosos transfronteiriços, declarou o Presidente nigeriano, Goodluck Jonathan.

O acordo concluído na capital do Níger, Niamey, compreende a intensificação de patrulhas e de operações militares conjuntas, a partilha de informações entre a Nigéria e os países vizinhos, disse o chefe do Estado nigeriano a ministros da sub-região em visita ao Palácio Presidencial.

Estas autoridades encarregues da Defesa e dos Negócios Estrangeiros dos seus países se encontram na capital federal nigeriana, Abuja, para trabalhar com seus homólogos locais num quadro jurídico para operações militares transfronteiriças aprovadas.

O Presidente Jonathan reafirmou, nessa ocasião, a sua convição de que esta colaboração é essencial para o êxito da guerra contra o terrorismo.

« Estou totalmente satisfeito com as decisões, que tomámos em Niamey, de reforçar as nossas ações comuns contra a seita islamita Boko Haram e outros grupos criminosos transfronteiriços. Pois devemos trabalhar juntos para a derrota da Boko Haram e de outros grupos extremistas na nossa sub-região",

Afirmou que toda a sub-região cooperar cada vez mais e controlar estreitamente as fronteiras, a circulação dos criminosos e dos terroristas bem como das armas de pequeno calibre e de munições através das nossas fronteiras comuns será consideravelmente reduzida.

O líder nigeriano disse esperar que, com a experiência coletiva e profissionalismo, os visitantes e seus homólogos nigerianos elaborem um plano de ações eficaz para a aplicação, com êxito, das decisões tomadas pelos Presidentes do Tchad, Idriss Deby Itno, do Níger, Mahamadou Issoufou, dos Camarões, Paul Biya, e da República do Benin, Yayi Boni, durante a sua reunião de 7 outubro corrente na capital nigerina.

Durante o encontro, estes líderes anunciaram planos para intensificar a luta contra a Boko Haram, com um centro de comando para uma força multinacional dirigida por um chefe de Estado-Maior a ser desdobrada até 20 de novembro próximo.

Decidiram igualmente finalizar o desdobramento das tropas prometidas pelos Estados-membros para formar uma força multinacional no seio das suas fronteiras nacionais até 1 de novembro de 2014.

-0- PANA SEG/FJG/FK/DD 15out2013