Abuja, Nigéria (PANA) – O Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari, afirmou domingo que, nas próximas semanas, uma repressão militar terrível será lançada para pôr em fuga definitivamente os insurgentes.
Reagindo a um ataque, que durou seis horas em Garkida, no Estado de Adamawa, no nordeste do país, durante o qual seis igrejas foram queimadas e um soldado morto, sábado último, o Presidente Buhari disse, numa declaração, que “nas próximas semanas, os Nigerianos assistirão a uma campanha terrível para afugentar definitivamente a seita islamita Boko Haram.
Disse que o setor da segurança vai continuar a beneficiar de financiamentos suficientes apesar das necessidades concorrentes dos serviços sociais.
Exortou os Nigerianos a continuarem a "apoiar as nossas valentes tropas nos corajosos esforços para protegerem os cidadãos e o país”.
Endereçou as suas condolências às famílias das vítimas do ataque de Adamawa.
"Estes ataques contra alvos vulneráveis por terroristas são sinais evidentes de frustração porque a minha administração enfraqueceu as capacidades militares da Boko Haram”, afirmou o chefe do Estado nigeriano.
Para o Presidente Buhari, desde a chegada da sua administração, as capacidades da Boko Haram de invadir e ocupar o território na Nigéria, ou de içar a bandeira, foram diminuidas.
-0- PANA MON/MA/NFB/BEH/MAR/DD 24fev2020