Presidente moçambicano termina visita ao Egito
Cidade do Cairo, Egito (PANA) - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, deixou, domingo, a cidade do Cairo no termo duma visita oficial de dois dias, soube a PANA de fonte oficial no local.
Durante a sua estada, Nyusi analisou com o seu homólogo egípcio, Abdel Fattah Al-Sissi, as vias e os meios de reforçar as relações bilaterais a todos os níveis, de acordo com a mesma fonte.
As duas partes decidiram redinamizar os mecanismos da cooperação bilateral existente, nomeadamente a Comissão Mista, e desenvolver ao mesmo tempo a cooperação económica e trocas comerciais entre os dois países, indicou uma fonte diplomática na capital egípcia.
As duas partes também insistiram na necessidade de apoiarem os esforços envidados para o desenvolvimento económico em Moçambique, nomeadamente para infraestruturas, através de experiências acumuladas neste domínio por empresas egípcias na agricultura, na piscicultura, na saúde, nas telecomunicações e no transporte.
Os dois chefes de Estado abordaram igualmente os últimos desenvolvimentos da situação regional e internacional sob a Presidência egípcia da União Africana (UA).
Também se entenderam-se sobre a necessidade de continuar o trabalho para alcançarem objetivos fixados para o desenvolvimento em diferentes domínios previstos pela agenda de 2063.
Insistiram na necessidade de executarem projetos continentais que representam as prioridades do continente e intensificarem os meios de luta contra o terrorismo no continente.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/DD 23junho2019