Agência Panafricana de Notícias

Presidente moçambicano na investidura de Jacob Zuma

Pretória, África do Sul (PANA) – O chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, é aguardado este sábado na cidade sul-africana de Pretória, onde vai juntar-se aos mais de 40 dirigentes esperados na investidura do Presidente Jacob Zuma, para mais um mandato de cinco anos à frente dos destinos do país.

A cerimónia de tomada de posse contará com a presença do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, de chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), dos Presidentes dos países- membros do bloco económico BRICS (Brasil, Rússia, Índia e China), bem como de Cuba, para além de outros convidados.

Zuma, candidato do Congresso Nacional Africano (ANC, no poder), venceu as eleições gerais de 7 deste mês com 62,1 porcento dos votos, abaixo dos 65,9 porcento obtidos em 2009.

Todavia, o ANC amealhou mais de 11,4 milhões de votos dos 18,7 milhões de eleitores que exerceram o seu direito cívico nestas quintas eleições democráticas, desde a queda do regime do apartheid e introdução do multipartidarismo.

A investidura de Zuma para mais um mandato de cinco anos à frente dos destinos do país é vista pelos mais de 51 milhões de Sul-africanos como reflexo do crescimento da democracia e consolidação das conquistas feitas pelo país ao longo dos anos, nas frentes da economia, saúde e educação, indústria só para citar alguns exemplos.

Zuma tem pela frente vários desafios que vão desde o combate à endémica criminalidade e o desemprego entre os jovens vistos como a força motriz da nação ao relançamento do crescimento económico que alimenta a robustez não só do país mas também da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

-0- PANA AIM/LE/SG/IZ 23maio2014