Agência Panafricana de Notícias

Presidente moçambicano inaugura laboratório de embriões bovinos

Quelimane, Moçambique (PANA) – O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou domingo um laboratório de fertilização “in vitro” de embriões bovinos, em Quelimane, capital provincial da Zambézia.

O projeto está orçado em um milhão, 500 mil dólares americanos financiados pela Holanda e tem capacidade para produzir dois mil embriões por ano.

“Com esta inauguração, ficou claro que o processo de investigação e capacitação de Moçambicanos está em curso. Este é um laboratório de alto nível de produção de embriões bovinos que vai melhorar muito a produção de leite e carne”, afirmou o Presidente.

Segundo os Serviços Provinciais de Pecuária na Zambézia, com este laboratório já se pode adquirir, anualmente, 260 animais prenhezes de alta capacidade produtiva (leite e carne) para serem disponibilizados às populações no âmbito do Fomento Pecuário.

A expetativa é de a Zambézia crescer, nos próximos quatro a cinco anos, na ordem de sete porcento no que toca à produção de carne e leite, declarou o chefe dos Serviços Provinciais de Pecuária, Edson Teimoso.

Atualmente, disse, Moçambique enfrenta baixos índices de produção de carne e leite e espera, com este tipo de projetos, criar uma classe profissional de pequenos e médios empresários rurais "que vivam com dignidade e que tenham orgulho pela atividade pecuária".

-0- PANA AIM/IZ 25julho2016