Agência Panafricana de Notícias

Presidente mauritano saúda renovação da classe política do seu país

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – As eleições legislativas e autárquicas na Mauritânia, cuja primeira volta realizou-se a 23 novembro último e a segunda a 21 de dezembro corrente, “permitiram uma renovação da classe política”, declarou sábado o Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz.

Falando à imprensa depois de ter cumprido com o seu dever cívico numa assembleia de voto situada perto da Presidência da República, o líder mauritano afirmou que «a cena política nacional está marcada pela chegada de novas autoridades, a nível tanto do Parlamento como das Assembleias Municipais.

Em disputa na segunda volta das legislativas e autárquicas estiveram 30 assentos de deputados e as Câmaras Municipais das principais cidades do país.

A União Para a República (UPR), o principal partido da maioria, nas incertezas em todas as circunscrições, defronta geralmente outras formações da maioria presidencial e partidos da oposição participacionista.

Ao fazer alusão ao boicote da oposição radical, o Presidente Aziz defendeu que « o mais importante não reside na não participação de alguns grupos, mas a nível da taxa de participação que oscila em torno de 81 a 75 porcento em várias zonas, o que traduz o interesse atribuído pelo povo mauritano ao estabelecimento da democracia.

Pelo menos 60 partidos políticos, dos quais quatro provenientes da oposição moderada, participaram nestas eleições legislativas e autárquicas boicotadas por 14 partidos da oposição dita radical.

Após o golpe de Estado de 6 de agosto de 2008, que levou ao poder Mohamed Abdel Aziz, o renovamento da classe política foi um dos temas favoritos do discurso presidencial.

-0- PANA SAS/AAS/SOC/FK/DD 21dez2013