Presidente mauritano recebe enviado especial de França para Sahel
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente mauritano, Mohamed Cheikh El Ghazouani, recebeu em audiência, quarta-feira à tarde, o enviado especial da França para o Sahel, Frederic Bontemps, relatou a Agência Mauritana de Notícias (AMI, sigla em francês).
No final da audiência, o também secretário-geral da Coligação do Sahel explicou as razões da sua visita à Mauritânia.
"Cheguei aqui para duas funções: como responsável, durante alguns meses, da Coligação para o Sahel, um agrupamento de Estados do Norte e do Sul, que tenta ter uma abordagem transversal de questões do Sahel. A minha visita à Mauritânia é a primeira viagem a este país do Sahel desde que tomei posse há um mês. Desejei dar prioridade à Mauritânia, primeiro, porque exerce a atual presidência rotativa do Sahel do G5, para além do facto de acolher o Secretariado Executivo desta organização", indicou.
Disse ter tido encontros com ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional da Mauritânia.
"Durante a audiência com o Presidente da República, discutimos a situação regional, do G5 do Sahel, das suas realizações e os desafios que enfrenta", acrescentou.
O diplomata francês expressou finalmente a sua satisfação pela "a cooperação entre a França e a Mauritânia, e o G5 Sahel e a França, e naturalmente, pela colaboração entre o G5 Sahel e a Coligação para o Sahel."
O G5 Sahel é uma organização sub-regional dedicada à luta contra o terrorismo, à insegurança e à coordenação dos esforços de desenvolvimento.
Dele fazem parte o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad.
-0- PANA SAS/IS/DIM/DD 08outubro2020