Presidente mauritano recebe enviado especial norte-americano no Sahel
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente mauritano, Mohamed Cheikh El Ghazouani, recebeu em audiência, segunda-feira à tarde, um enviado especial dos Estados Unidos para o Sahel, Peter Pham, atualmente de visita ao país, informou a Agência Mauritana de Notícias (AMI).
Durante esta audiência, as trocas versaram sobre as relações bilaterais e a situação na sub-região do Sahel, segundo a fonte.
Trata-se nomeadamente de questões relacionadas com a evolução do Estado de Direito, a evolução social e dos direitos humanos, os esforços para a melhoria dos laços comerciais entre os dois países e a parceria no domínio da segurança.
"Eu gostei muito do ponto de vista do Presidente (Ghazouani) sobre a evolução da situação no Sahel e, em particular, no Mali”, disse Pham.
"O nosso objetivo no Sahel é favorecer uma abordagem que permita aos Governos oeste-africanos preocuparem-se com as origens da insegurança na região, controlarem as fontes de propagação da violência e trabalharem para a estabilidade, com uma ajuda coordenada da comunidade internacional e dos Estados Unidos, em particular”, declarou o diplomata norte-americano.
Lembrou, por outro lado, os elementos chave do seu mandato no Sahel, relativamente à coordenação com todos os parceiros, e que visam apoiar os esforços de estabilização no Mali.
Durante a sua visita à Mauritânia, o enviado especial norte-americano no Sahel reunir-se-á com outros responsáveis governamentais, atores da sociedade civil e o secretário executivo do G5 Sahel.
Fazem parte do G5 Sahel, Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad.
-0- PANA SAS/IS/FK/DD 8set2020