Agência Panafricana de Notícias

Presidente mauritano participa em marcha a favor da unidade nacional

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O chefe de Estado mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, participará numa marcha a favor da unidade e da coesão nacionais, prevista para a próxima quarta-feira, anunciaram os serviços da primatura mauritana.

Esta manifestação visa denunciar "tudo o que prejudica a unidade nacional", segundo os mesmos serviços.

O seu anúncio surge alguns dias após "um apelo para uma grande marcha contra o ódio e o extremismo", lançado pela União Para a República (UPR), principal partido da maioria presidencial.

Segundo uma nota oficial, a marcha constitui uma resposta "aos discursos hediondos e sediciosos, sejam quais forem as fontes" e pretende "exprimir de maneira firme uma posição nacional unificada contra todas as formas de discriminação e contra tudo o que possa prejudicar a coesão do nosso povo e a solidariedade das suas componentes".

Trata-se igualmente de "afirmar a nossa vontade de velarmos pela nossa unidade, através da preservação dos valores de tolerância e de coexistência em paz e harmonia, que o nosso povo registou há vários séculos".

A iniciativa de pendor popular responde às expetativas de "numerosas forças políticas, das organizações da sociedade civil e das autoridades sociais", explica a nota.

A marcha será sancionada por um comício popular, soube-se da mesma fonte.

A Mauritânia atravessa atualmente uma viva polémica entre autoridades e a maioria antiesclavagista.

-0- PANA SAS/JSGIBA/FK/DD 4jan2019