Agência Panafricana de Notícias

Presidente mauritano na cimeira árabe sobre Palestina no Qatar

Nouakchott- Mauritânia (PANA) -- O Presidente do Alto Conselho de Estado (ACE), instância dirigente da Mauritânia desde o golpe de Estado militar de 6 de Agosto último, general Mohamed Ould Abdel Aziz, deixou quinta-feira Nouakchott rumo a Doha, no Qatar, para uma cimeira árabe sobre a Palestina, soube a PANA de fontes oficiais.
O chefe da Junta mauritana tomará parte sexta-feira nesta cimeira árabe consagrada à Palestina para abordar a agressão israelita contra os habitantes da Faixa de Gaza (enclave palestino administrado pelo Hamas, um dos movimentos radicais palestinos) submetidos a intensos bombardeamentos há três semanas.
Organizada pelo Qatar em parceria com a Síria e uma dezena de outros Estados, o encontro de Doha não faz unanimidade no seio da Liga Árabe, onde alguns dos seus membros defendem uma nova iniciativa egípcio-sudanesa para pôr fim às hostilidades na Faixa de Gaza.
A Mauritânia, um dos raros países árabes a estabelecer relações diplomáticas com Israel, convocou o seu embaixador em Tel-Aviv no início de Janeiro corrente na sequência de várias manifestações de rua apoiadas por toda a classe política e a sociedade civil do país.
Trata-se da primeira viagem ao estrangeiro do general Abdel Aziz desde a sua chegada ao poder por via da força em Agosto passado.