Agência Panafricana de Notícias

Presidente mauritano lamenta crises políticas nos países muçulmanos

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, lamentou quarta-feira o facto de alguns países muçulmanos terem registado crises políticas durante o mês sagrado do Ramadão (jejum).

Numa mensagem à Nação, por ocasião da festa muçulmana de Aid El Fetr, celebrada quinta-feira, Aziz não citou nenhum desses países, manifestando todavia a «esperança de que conseguirão a resolvê-las (as crises) para que os seus povos vivam em paz, longe da violência e do extremismo».

Os comentários suscitados por esta declaração do Presidente mauritano no seio da opinião pública incidiram essencialmente nas graves crises políticas surgidas na Tunísia com o assassinato do deputado da oposição Mohamed Brahmi, e no Egito, com o golpe militar contra o regime do Presidente Mohamed Morsi, democraticamente eleito e ainda em detenção.

A Líbia foi também objeto destes debates políticos que lamentam igualmente os assassínios e a onda de violência em Benghazi, no leste do país, e em que um ativista dos direitos humanos e agentes das forças de segurança foram vítimas.

-0- PANA SAS/SSB/CJB/IZ 8ago2013