Última Hora

Agência Panafricana de Notícias

Presidente mauritano anuncia candidatura às presidenciais

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O chefe de Estado mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, anunciou, quarta-feira, a sua candidatura às eleições presidenciais deste ano e cuja primeira volta está prevista para 21 de junho.

Os principais grupos políticos mauritanos (o partido no poder, a Coligação para Alternância Pacífica e o Fórum Nacional para a Democracia e a Unidade) fracassaram há vários dias na tentativa de estabelecer o diálogo para criar as condições de eleições "presidenciais consensuais, abertas e transparentes".

Apesar deste fracasso, o Presidente candidato à sua própria sucessão revelou que estas negociações entre o poder e a oposição "continuam".

Segunda-feira, o Fórum Nacional para a Democracia e Unidade (FNDU), um coletivo de 17 partidos da oposição, dez centrais sindicais, organizações da sociedade civil e personalidades independentes, considerou que a convocação do colégio eleitoral para 21 de junho na primeira volta das eleições presidenciais de 2014 e 04 de julho, em caso de segunda, "entrava a concertação" entre os três pólos políticos do país.

Mohamed Ould Abdel Aziz foi eleito Presidente da República na primeira volta de escrutínio a 18 de junho de 2009 depois de um ano de crise política e institucional provocada por um golpe de Estado militar perpetrado a 6 de agosto de 2008, de que foi o autor. Esta eleição foi contestada pelos seus principais opositores que denunciaram "fraude".

Na Mauritânia, o Presidente da República é eleito para um mandato de cinco anos renovável uma vez.

-0- PANA SAS/BEH/MAR/TON 23abril2014