Presidente mauritano aberto para concertação com oposição sobre grandes questões do país
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O Presidente mauritano, Mohamed Cheikh El Ghazouani , na magistratura suprema do país desde 1 de agosto de 2020, mostra uma grande abertura de espírito em relação a todas as grandes questões importantes sobre a vida política do país, declarou esta quarta-feira o presidente da União das Forças do Progresso (UFP), Mohamed ould Maouloud.
O líder da UFP reuniu-se terça-feira à tarde com o chefe de Estado mauritano, a seu pedido e em nome da Coligação das Forças da Mudança Democrática (FCD).
A FCD é constituída pela União das Forças do Progresso (UFP), pela Mobilização das Forças Democráticas (RFD) e pela União Nacional para a Alternância Democrática (UNAD), que apoiou a candidatura de Mohamed Maouloud às eleições presidenciais de 22 de junho de 2019.
Durante esta audiência, « as discussões versaram sobre as questões da unidade nacional, da escravatura e do processo democrático, cuja abordagem consensual é atualmente possível, graças ao clima de apaziguamento prevalecente entre os atores políticos e que torna o país mais capaz de enfrentar a crise e os desafios futuros criados pela pandemia do coronavírus, para a paz, segurança e prosperidade”, afirmou Mohamed ould Maouloud.
Segundo ele, o Presidente Ghazouani mostrou-se a aberto e favorável para a concertação sobre todas estas questões.
Desde a sua posse, a 1 de agosto de 2019, lembre-se, o Presidente Mohamed ould Ghazouani reuniu-se com a quase totalidade da classe política mauritana (maioria e oposição ) e com largos segmentos da sociedade.
Esta constitui uma iniciativa totalmente contrária à atitude do seu predecessor, Mohamed ould Abdel Aziz, que manteve relações conflituais com a sua oposição durante 11 anos.
-0- PANA SAS/JSG/SOC/FK/IZ 5agosto2020