Bamako, Mali (PANA) – O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, recebeu quarta-feira em audiência os dois reféns malianos libertados recentemente pelos seus raptores, no centro do país, soube a PANA de fonte oficial.
Trata-se do prefeito de Tenenkou, na província de Mopti (centro do Mali), Makan Doumbia, e do jornalista Issiaka Tamboura, que agradeceram vivamente ao chefe de Estado maliano pelas ações lançadas pelo Governo para obter a sua libertação em condições ainda desconhecidas.
Keita, que formulou bênçãos a fim de que tais situações não se repitam, no Mali, partilhou um almoço com os seus hóspedes.
Lembre-se que o prefeito de Ténenkou foi raptado, a 8 de maio de 2018, na floresta de Kadial, entre Mopti e Tenenkou, e o jornalista a 27 de dezembro de 2018, entre Boni e Nokara.
Estas duas zonas estão situadas na província de Mopti, no centro do Mali, onde os raptos e ataques terroristas mortais são frequentes.
Um terceiro refém, Sounkamo Koné, raptado em 2017, em Niono, na localidade de Ségou (centro), onde ele exercia a função de juiz, faleceu nas mãos dos seus raptores que dizem pertencer à organização Katiba de Macina.
Este último é um movimento terrorista do predicador radical maliano Amadou Koufa, morto recentemente durante ataques aéreos coordenados lançados das Forças Armadas Malianas e das forças francesas de Barkane.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 21fev2019