Presidente maliano recebe Rei da Suécia
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Keita, recebeu quarta-feira, no palácio presidencial de Koulouba, Bamako, o rei da Suécia, Sua Majestade Carlos XVI Gustave, que se encontra no país, desde o mesmo dia, para uma visita de 72 horas, soube a PANA de fonte oficial no local.
ao Mali, na presença do ministro maliano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação internacional , Tiébilé Dramé, soube a PANA de fonte oficial.
O encontro versou sobre a situação de segurança no Mali, onde o Reino da Suécia está a envidar esforços notáveis para restaurar a paz, através da presença, no Mali, de 300 soldados suecos, no âmbito da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), sediada em Tombouctou (norte).
A presença sueca também é visível nas missões europeias de formação de soldados malianos, segundo a mesma fonte.
Ibrahim Boubacar Keita e a Sua Majestade Carlos XVI Gustave falaram também dos laços de cooperação entre a Suécia e o Mali, manifestando o desejo de os ver mais desenvolvidos.
No final da audiência, o ministro maliano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, Tiebilé Dramé, disse que o monarca está no Mali para visitar seus compatriotas, através dos quais o seu país traz "solidariedade generosa ao Governo e ao povo maliano".
A Suécia, para além da sua forte presença em matéria de segurança, presta apoio orçamental ao Mali, acrescentou o diplomata.
Salientou que esta visita do Rei da Suécia ao Mali contribuirá para aprofundar e consolidar a cooperação entre os dois países.
Por sua vez, o Rei da Suécia não fez qualquer declaração no final do seu encontro com o Presidente Keita.
-0- PANA GT/DIM/DD 17out2019