Agência Panafricana de Notícias

Presidente maliano pede apoio da comunidade internacional para restaurar integridade territorial

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, lançou sexta-feira em Bamako um apelo urgente à comunidade internacional para ajudar o seu país a recuperar a sua parte norte ocupada há mais de seis meses por rebeldes tuaregues independentistas e grupos islamitas armados.

Falando durante a cerimónia de abertura duma reunião internacional sobre a crise maliana, o chefe de Estado maliano insistiu na urgência desta reconquista. « Não devemos perder mais um segundo. Há urgência», declarou.

Ele afirmou que o seu país vai desempenhar plenamente a sua participação na intervenção militar.

Dioncounda Traoré prestou homenagem à nova presidente da Comissão da União Africana (CUA), a Sul-africana Nkosazana Dlamini.Zuma, ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki Moon, e ao Presidente francês, François Hollande, cujos « apoios nunca faltaram» na resolução da crise que conhece o Mali.

A reunião, que terminou sexta-feira à noite, abordou as vias e os meios «claros e precisos» para uma intervenção militar das forças da Comunidade Económica dos Estados da Àfrica Ocidental (CEDEAO) com vista a libertar o norte do Mali.

Ele deveria igualmente definir os contornos da organização de eleições transparentes e credíveis no país.

O representante do Secretário-Geral da ONU, Jan Eliasson, e a presidente da Comissão da UA anunciaram a abertura em Bamako dum gabinete de coordenação das ações dos parceiros e da parte maliana.

-0- PANA GT/DIM/TON 19 outubro 2012