Agência Panafricana de Notícias

Presidente maliano na cimeira da CEDEAO no Burkina Faso

 

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar, encontra-se em Ouagadougou, capital do Burkinabe, desde quinta-feira última, para participar, neste sábado, numa cimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), apurou a PANA de  fonte oficial.

Nesta sexta-feira, na cidade capital burkinabe, o chefe do Estado maliano toma parte numa cimeira do G5 Sahel dedicada à produção de energia na região.

Nesta sexta-feira, os chefes de Estado dos países menbros do G5 Sahel, designadamente Burkina Faso, Mali, Mauritânia, Níger e Tchad, discutirão sobre questões relacionadas com a produção de energia e líderes do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), cujo presidente, o nigerino Akinwumi A. Adesina, apresentará no Sahel a iniciativa "Poder Merecido".

Criado em 2014 em Nouakchott, na Mauritânia, o G5 Sahel visa combater o terrorismo em todas as suas formas na faixa sahelo-sariana e promover o desenvolvimento económico desta zona.

Estes encontros de alto nível ocorrem numa altura em que alguns países do Sahel, como o Burkina Faso, o Mali e, mesmo, o Níger são cada vez mais alvos de ataques terroristas contra as suas Forças Armadas e de Segurança e  populações civis.

Segundo a mesma fonte, esta cimeira deveria preparar o alargamento do G5 Sahel a todos os países da CEDEAO.

A iniciativa será aperfeiçoada na reunião de Ouagadougou antes de ser apresentada à Assembleia Geral das Nações Unidas, prevista para finais de setembro corrente, em Nova Iorque (Estados Unidos).

-0- PANA GT/DIM/DD 13set2019