Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da transição do Mali, o coronel Assimi Goïta, é esperado esta terça-feira em Ouagadougou para uma visita de amizade e de trabalho ao Burkina Faso, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um comunicado de imprensa da Presidência do Burkina Faso, durante esta primeira visita de Goita a este país, os dois chefes de Estado vai fazer um balanço das "excelentes relações de cooperação" existentes entre os dois países.
O líder maliano e o seu homólogo burkinabe, o capitão Ibrahim Traoré, discutirão em particular os desafios da luta contra o terrorismo e os ligados ao desenvolvimento socioeconómico e à busca da soberania total dos respetivos países, indicou o comunicado de imprensa.
O Burkina Faso, o Mali e o Níger, confrontados com ataques terroristas, decidiram, no âmbito da sua aliança, chamada de Aliança dos Estados do Sahel (AES), assumir a responsabilidade, juntarem os seus esforços e energias para libertarem os seus territórios respetivos do terrorismo.
Este encontro dos dois chefes de Estado dos países membros da AES será também uma oportunidade para fortalecer a aliança para a felicidade dos povos burkinabe, maliano e nigerino, conclui o texto.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 25junho2024