Presidente maliano determinado a liderar transição inclusiva e pacífica
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição no Mali, Bah N'Daw, reafirmou domingo "a firme vontade das autoridades e a sua determinação a liderar uma transição inclusiva e pacífica dentro dos prazos prescritos" no país, apurou a PANA junto da Presidência maliana.
N'Daw deu estas garantias a dois deputados franceses, Jean Marie Bockel e Bruno Fucks, durante uma audiência domingo em Bamako, segundo a mesma fonte.
Ele mostrou-se satisfeito com a qualidade das relações amigáveis e de cooperação entre o Mali e a França.
Expressou a gratidão do povo e do Governo do Mali pela prontidão da França em apoiar os esforços de desenvolvimento e a luta contra o terrorismo.
Saudou a contribuição decisiva da França para a estabilização do Mali e do Sahel, através da força fracesa Barkhane, do G5 Sahel e da Coligação para o Sahel.
Por sua vez, os dois deputados franceses consideraram esta audiência "uma mensagem forte" para parlamentares franceses.
Encorajaram-nos a apoiar projetos de Transição empreendidos no Mali.
"A França estará sempre ao lado do povo maliano na procura de soluções duradouras para a paz, o desenvolvimento económico e a segurança", sublinharam.
O encontro com o chefe do Estado maliano permitiu rever questões de interesse comum, particularmente a situação de segurança no Mali, bem como as relações entre o Mali e a França, acrescentaram.
O Presidente da Transição no Mali, aproveitou a oportunidade para apresentar as suas condolências pessoais a Jean Marie Bockel, antigo Senador, renovando a compaixão da nação maliana, após a morte acidental do tenente Pierre Bockel, filho do deputado Jean Marie Bockel.
O tenente Bockel do 5.º regimento de Helicópteros de Pau foi morto juntamente com 12 outros soldados franceses, a 25 de novembro de 2019, numa colisão entre dois helicópteros durante um combate a jihadistas no norte do Mali.
-0- PANA GT/JSG/SOC/DIM/DD 02fevereiro2021