Agência Panafricana de Notícias

Presidente maliano declara-se aliviado após libertação de refém francês

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente maliano, Ibrahim Boubacar Kéita, exprimiu a sua alegria e o seu alívio após a libertação, terça-feira, do refém francês Serge Lazarevic, sequestrado há três anos pelo movimento terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI).

Segundo um comunicado da Presidência da República maliana, o Presidente da República e o Governo do Mali regozijam-se pela libertação de Serge Lazarevic a 9 de dezembro de 2014 na localidade maliana de Kidal.

"O seu rapto na cidade de Hombori, a 24 de novembro de 2011, em companhia de Philippe Verdon, infelizmente morto, era uma mancha no nosso sentido de hospitalidade. A sua libertação constitui um imenso alívio para nós. A amizade pelo seu país, França, e a nossa honra ordenam-nos a tomar toda a nossa parte na sua libertação", prossegue o comunicado.

"Reafirmamos à sua família, a todo o povo francês e ao Presidente François Hollande toda a nossa simpatia. Continuamos preocupados com o futuro do refém holandês, que continua privado de liberdade, e garantimos ao povo e ao Governo dos Países Baixos a nossa determinação a contribuir para a sua libertação", conclui o comunicado da Presidência maliana.

-0- PANA GT/IS/FK/TON 10dez2014