Presidente maliamo entrega meios aéreos à Força Aérea Nacional
Bamako, Mali (PANA) - O Presidente da Transição do Mali, o coronel Assimi Goïta, entregou oficialmente, esta quinta-feira, em Bamako, uma dezena de aviões de caças e helicópteros ao chefe do Estado-Maior da Força Aérea Nacional, o brigadeiro Aliou Boi Diarra , soube a PANA junto de fontes oficiais.
Estes novos meios, todos de fabrico russo, consistem em aeronaves de combate e apoio de fogo do tipo Sukhoi 25, aeronaves de ataque e treinamento do tipo Albatros L-39 e do tipo Mi-8.
O material permitirá ao Exército reforçar as suas capacidades na luta contra o terrorismo.
Estes vetores aéreos servirão para várias ações no solo em diferentes teatros de operação.
Esta apresentação oficial, na véspera do 62.º aniversário do Exército do Mali, teve lugar no aeroporto internacional Presidente Modibo Keita-Sénou, na presença do primeiro-ministro maliano, Choguel Kokalla Maïga, membros do Governo, incluindo o ministro da Defesa e Assuntos dos Veteranos, o coronel Sadio Camara, e o embaixador da Federação Russa no Mali, Igor Gromyko.
Durante a cerimónia, o coronel Sadio Camara afirmou que, "para uma nação, a adesão à soberania não se limita a uma data, a um discurso, por mais eloquente que seja, nem à edificação de um monumento, mas" é um longo processo cujo objetivo é permitir ao Estado assegurar, com autonomia, as necessidades essenciais de todos os seus cidadãos.”
“Diante de novas formas de insegurança e de uma crise multidimensional, a tarefa da atualização do aparelho de defesa nos compete”, frisou.
Desde que o Exército tomou o poder em 2020, as autoridades de transição adquiriram vários equipamentos militares da Rússia, a fim de lutar eficazmente contra o terrorismo que assola o país há 10 anos, permitindo hoje ao Exército do Mali hoje "tomar o poder."
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 20jan2023