Presidente malgaxe esperado em França
Paris, França (PANA) - O Presidente malgaxe, Andry Rajoelina, é esperado em Paris, nesta terça-feira, para a sua primeira visita oficial, desde a sua eleição à magistratura suprema do país, em janeiro último, soube a PANA na capital francesa.
O Presidente malgaxe, cuja estadia na França decorrerá de 28 de maio a 3 de junho, manterá encontro com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, na quarta-feira.
Visitará o MEDEF (Movimento das Empresas da França) para apresentar aos patrões franceses oportunidades económicas no seu país, antes de se reunir com a diáspora malgaxe na França.
Os dois chefes de Estado já se reuniram pela primeira vez em Nairobi, à margem da Cimeira "One Planet Summit", em março último, onde discutiram, entre outros temas, sobre a cooperação global, a segurança, a proteção da costa malgaxe, o reflorestamento e a agricultura.
As relações económicas entre os dois países são dominadas pela França, um dos principais agentes económicos de Madagáscar, ou seja seu principal parceiro comercial, com o qual realizou trocas comerciais na ordem de 974 milhões de euros, em 2017.
A França é igualmente o seu principal cliente (que absorveu 22 por cento das exportações malgaxes em 2017), o seu quarto fornecedor em 2017, o seu principal doador bilateral, através da Agência Francesa de Desenvolvimento, que concedeu 47 milhões de euros a Madagáscar em 2018.
A França é ainda o seu principal país de origem turística com quase 150 mil visitantes em 2016, ou seja quase um em cada dois turistas.
A Ajuda Pública ao Desenvolvimento da França a favor de Madagáscar estabeleceu-se em 75,6 milhões de euros em 2017, dos quais 27,2 milhões de ajuda multilateral e 48,4 milhões de ajuda bilateral.
No mesmo contexto, foi assinado um documento-quadro de parceria (DQP) em novembro de 2016 entre as duas partes para o período 2016-2020.
-0- PANA BM/JSG/CJB/DD 27maio2019