Agência Panafricana de Notícias

Presidente malawiano descarta demissão

Blantyre, Malawi (PANA) - O Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika, rejeitou demitir-se do seu cargo apesar do pedido dos seus detratores, incluindo líderes religiosos e da sociedade civil.

"Desejo informar a nação do Malawi que Bingu não vai retirar-se até 2014. Gostaria de dizer que Bingu não vai renunciar à sua missão, que ele não abandonará mesmo se isto tornar-se difícil", declarou o Presidente em Mangoch, no sul do país, durante uma cerimónia que marca a celebração do Dia Mundial da Água.

Esta é a primeira reação direta do Presidente malawiano aos apelos para a sua demissão lançados por uma conferência de alto nível de líderes religiosos e da sociedade civil e de docentes universitários que se reuniram a semana passada sob a égide do Comité dos Assuntos Públicos (PAC).

O PAC exortou Mutharika a resolver imediatamente a miríade de problemas económicos e politicos do Malawi ou a organizar um referendo nacional em 90 dias para renovar o seu mandato ou demitir-se da presidência num prazo de 60 dias.

-0- PANA RT/SEG/FJG/AAS/IBA/MAR/TON 22março2012