Presidente líbio reafirma esforços contínuos para eleições na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, reafirmou continuar a envidar esforços para concluir esta etapa com vista à realização das eleições na Líbia, de acordo conforme foi decidido em Genebra (Suíça) e na Conferência de Berlim 2 (Alemanha).
As eleições gerais estão marcadas para 24 de dezembro próximo na Líbia, mas a sua organização está comprometida por bloqueios a nível de adoção de uma base constitucional, fonte de divergências entre as partes líbias.
Durante uma conferência de imprensa conjunta sexta-feira em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, al-Manfi assegurou que "vamos dar seguimento às iniciativas apresentadas caso o impasse legal e constitucional continue durante este período de realização das eleições legislativas e presidenciais."
Disse à chanceler Merkel que o povo líbio não esquecerá aqueles que o apoiaram e aqueles que se opuseram a eles durante a sua provação.
Elogiou o papel positivo desempenhado pelo Estado alemão sob a liderança de Merkel durante o último período, precisamente nas duas conferências de Berlim.
O presidente do Conselho Presidencial da Líbia chegou quinta-feira à noite, à República Federal da Alemanha para uma visita oficial de dois dias, que começou com um encontro com vários embaixadores dos países árabes.
A visita de al-Manfi à Alemanha enquadra-se nas duas iniciativas que pretende lançar, precisamente uma reunião interna que agrupe vários protagonistas para os encorajar a alcançarem um consenso em torno de uma regra legal para as eleições a fim de que as mesmas ocorram na data programada, ou seja, 24 de dezembro próximo.
A segunda diz respeito à Conferência Internacional sobre a "Iniciativa para a Estabilidade da Líbia" a acontecer a 21 de outubro próximo na capital líbia, Trípoli, com o objetivo de obter da comunidade internacional o compromisso de apoiar a instauração do Acordo sobre a Líbia, de 23 de outubro, a partida dos combatentes, mercenários e forças estrangeiras do território, bem como a unificação do Exército líbio.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 01out2021