Agência Panafricana de Notícias

Presidente líbio afirma em Bruxelas esforços para unificar Exército

Tripoli, Líbia (PANA) - O chefe do Conselho Presidencial líbio, Fayez Al-Sarraj, afirmou que o seu Governo está a trabalhar para reunir as instituições militares líbias e encontrar um consenso para formar uma única instituição que opere sob a sua direção política.

Al-Sarraj falava durante uma conferência de imprensa conjunta, organizada quarta-feira, em Bruxelas, com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

Ele sublinhou a importância da cooperação com a aliança atlântica para apoiar as capacidades do Exército e as instituições de segurança na Líbia e melhorar o seu desempenho na luta contra o terrorismo, a migração clandestina e o contrabando.

Segundo ele, "qualquer ação nas águas territoriais da Líbia deve ser levada a cabo em coordenação connosco".

Exprimiu a sua esperança de que a NATO apoie os esforços do Conselho Presidencial líbio para modernizar a frota e aumentar as capacidades materiais da Marinha líbia.

Por seu turno, o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, reiterou o apoio da sua organização ao Conselho Presidencial, sublinhando aspirar com interesse à criação de instituições de segurança eficazes na Líbia para poder lutar contra o terrorismo.

Jens Stoltengberg sublinhou que a Aliança presta apoio à operação marítima "Sofia", uma missão liderada pela União Europeia (UE) no Mediterrâneo e exprimiu a sua vontade de apoiar a Guarda Costeira e a Marinha líbias.

-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 2fev2017