Argel, Argélia (PANA) - O Presidente interino argelino, Abdelkader Bensalah, lançou quarta-feira em Argel, um novo apelo para “um diálogo nacional inclusivo”.
Numa mensagem à nação, Bensalah garantiu que o diálogo será liderado por “personalidades nacionais independentes” e que "o Estado, incluindo a instituição militar, não participará neste diálogo”.
Acrescentou que tal diálogo “será lançado já agora, sob a égide de personalidades políticas nacionais credíveis”.
Este apelo é o segundo lançado pelo Presidente interino argelino, e a menos duma semana do fim do seu mandato temporário, a 9 de julho corrente.
As eleições presidenciais, inicialmente programadas para a 4 de julho corrente, foram r adiadas sine die, por falta de candidatos, refere-se em Argel.
O movimento popular protestador rejeitou o primeiro apelo ao diálogo do Presidente Bensalah, lançado a 3 de junho último, para um consenso sobre a organização das presidenciais.
Os Argelinos protestadores, que saem às sextas-feiras para se manifestar pacificamente, exigem a partida de todas as figuras do regime do Presidente Abdelaziz Bouteflika, demissionário desde fevereiro último, no auge da crise social, económica e política na Argélia.
-0- PANA YY/IN/JSG/IBA/MAR/DD 04julho2019