Agência Panafricana de Notícias

Presidente ivoiriense promete sanções severas contra raptos de crianças

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, ameaçou aplicar sanções penais severas contra os autores de raptos e assassinatos de crianças no país.

Num discurso proferido quarta-feira, Ouattara condenou veementemente "esses crimes cobardes perpetrados em crianças indefesas".

As investigações em curso já permitiram a detenção das pessoas envolvidas nos diferentes casos de raptos ou de assassinatos e todos os suspeitos serão julgados e os culptados "severamente punidos", frisou.

Ele anunciou o envio de efetivos das forças de defesa e segurança no terreno para garantir a proteção das populações vulneráveis.

"Estamos determinados a lutar contra estas práticas inaceitáveis. Todos os meios humanos e materiais serão desdobrados para elucidar estes eventos cobardes com vista a evitar que isto se reproduza. Já não deve haver casos como o de Bouba na Côte d'Ivoire", afirmou o chefe de Estado ivoiriense, garantindo que "a lei será aplicada em todo o seu rigor".

A 24 de fevereiro último, a descoberta de um corpo com garganta cortada duma criança de quatro anos identificada como Aboubacar Sidick Traoré "Bouba" suscitou a consternação no seio da população.

O presumível autor do ato, Etienne Sagno, um joalheiro, declarou ter procedido a este "sacrífico ritual" por recomendação do seu marabú para se tornar rico.

A 3 de março último, por iniciativa de cberativistas, foi organizada uma manifestação no local do crime para reclamar justiça.

Segundo o balanço apresentado quarta-feira pelo Governo ivoiriense, a Polícia registou desde o início deste ano oito casos de rapto ou desaparecimentos de crianças que conduziram a três mortos.

Em quatro casos, as crianças foram encontradas e entregue às suas famílias.

Um outro caso está por esclarecerr, relativamente a uma criança desaparecida em Bouna e ainda não encontrada.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/IZ 08março2018