Agência Panafricana de Notícias

Presidente ivoiriense em França

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) - O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, deixou Abidjan, quarta-feira, para participar em França, nas comemorações dos 70 anos do desembarque em Provence, durante a II Guerra Mundial.

Vários outros chefes de Estado africanos também fizeram a mesma deslocação para assistir a estas celebrações que encerram sexta-feira em Toulon.

Durante a cerimónia, o Presidente francês, François Hollande, vai prestar homenagem aos soldados que participaram naquela operação militar para libertar França então sob domínio das forças nazis.

Cerca de 200 combatentes franceses e estrangeiros são aguardados nesta comemoração. Entre os veteranos estrangeiros, a maioria vem da Argélia, de Marrocos, dos Estados Unidos e da Guiné-Conakry a quem vão juntar-se veteranos da Rússia, da Tunísia, do Burkina Faso, do Reino Unido, do Mali, do Senegal e de Madagáscar.

O desembarque em Provence foi uma operação militar levada a cabo, a partir de 15 de agosto de 1944, pelas tropas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) no sudeste de França.

-0- PANA BAL/IS/SOC/MAR/IZ 14ago2014