Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) - O Governo ivoiriense adotou, quarta-feira, um projeto de lei que autoriza ao Presidente da República a ratificar a Carta do Renascimento Cultural Africano, anuncia um comunicado oficial publicado em Abidjan.
Esta carta foi adotada em 2006 em Cartum, no Sudão, em substituição da Carta Cultural de África adotada em 1976 em Port-Louis, nas ilhas Maurícias, pelos países-membros da ex-Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana (UA), lê-se na nota.
O instrumento foi adaptado ao contexto internacional atual, ao traduzir a vontade dos chefes de Estado e de Governo africanos de considerarem a cultura como uma componente essencial das economias nacionais.
O mesmo instalou também infraestruturas e equipamentos culturais conforme as exigências de desenvolvimento do continente.
A ratificação desta Carta permitirá à Côte d’Ivoire desenvolver, no quadro da cooperação cultural internacional, valores do património cultural africano, de acordo com a mesma fonte.
-0- PANA BAL/IS/SOC/FK/DD 4julho2019