Agência Panafricana de Notícias

Presidente iraniano esperado no Quénia

Nairobi- Quénia (PANA) -- O Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, é aguardado terça-feira em Nairobi para uma visita oficial de dois dias, durante a qual vai assinar um acordo bilateral com o Quénia.
O Presidente queniano, Mwai Kibaki, deve encontrar-se com o seu homólogo iraniano, nesta primeira visita oficial deste último àquele país da África Oriental desde a sua ascensão à Presidência do Irão.
Após a sua chegada, o Presidente Ahmadinejad assistirá com Kibaki à assinatura de acordos bilaterais entre o Quénia e o Irão no Palácio Presidencial de Nairobi.
O Quénia refutou as acusações segundo as quais ele tinha a tendência de se virar para o Médio Oriente, particularmente devido às suas relações com o Irão, e declarou que não estaria implicado nas disputas diplomáticas do Irão com o Ocidente.
O Irão faz parte dos maiores importadores do chá queniano, principal produto de exportação do país.
As autoridades quenianas explicaram que o seu país estava à procura de outras fontes de investimento "não tradicionais" como o Irão, na sequência da diminuição dos fluxos de investimentos do Ocidente.
Kibaki mudou a sua política estrangeira para "olhar para o Leste", depois de ter retomado a Magistratura Suprema do país em Dezembro de 2002.
Os seus outros grandes parceiros são o Presidente chinês, Hu Jintao, e o líder líbio, Muamar Kadafi, que prometeram ambos conceder novos investimentos estrangeiros directos ao Quénia, bem como o Qatar e a Índia.