Agência Panafricana de Notícias

Presidente interino do Mali quer eleições transparentes e credíveis

Bamako, Mali (PANA) – O Presidente interino do Mali, Dioncounda Traoré, afirmou este fim de semana a sua firme vontade de realizar com êxito eleições transparentes e credíveis cujos resultados serão aceites por todos.

Numa declaração transmitida na rádio e na televisão, o líder maliano indicou que ao evitar focalizar-se nas dificuldades inevitáveis encontradas juntos os malianos podem ganhar esta aposta.

Segundo ele, a profundidade do abismo no qual o país está mergulhado e a rapidez com a qual isto ocorreu demonstram que a crise maliana é muito profunda e que não se trata apenas duma crise de segurança mesmo se esta última abalou os fundamentos da integridade territorial do Mali.

« Trata-se duma crise da nossa sociedade e do nosso Estado da qual é preciso identificar todos os parâmetros e buscar controlá-los. Trata-se duma crise que exige uma verdadeira refundação do nosso Estado e do nosso Governo », declarou o Presidente maliano.

« Esta missão não pode ser realizada normalmente com uma transição. Por isso é preciso imperiosamente um poder saído das urnas que tem cada vez mais legitimidade e muito mais tempo. É com esta convicção que o Governo do Mali decidiu com independência e soberania fixar para 31 de julho de 2013 como data limite do início das eleições e por via de consequência 28 do mesmo mês como data da primeira volta das eleições presidenciais”, acrescentou o chefe de Estado maliano.

-0- PANA GT/AAS/IBA/FK/TON 08julho2013