Agência Panafricana de Notícias

Presidente interina do Gabão promete agir com base na Constituição

Libreville- Gabão (PANA) -- A Presidente interina da República do Gabão, Rose Francine Rogombé, prometeu no fim-de-semana passado agir com base na Constituição, na concertação e no consenso.
Num discurso à nação, Rogombé declarou-se favorável a uma transição sem encontrões para as eleições presidenciais, anunciando "uma larga consulta com diferentes forças vivas da nação na perspectiva do escrutínio presidencial".
"O nosso país não tem nenhuma tradição de violência política e devemos conservar esta conquista mantendo-nos unidos, praticando o diálogo e respeitando diariamente a legalidade constitucional", declarou.
Para ela, o êxito do processo de transição para a eleição do próximo Presidente da República exige o compromisso citadino de todos os Gaboneses.
"É por isso, ao prosseguirmos com o nosso luto, o momento presente não deve ser o da inércia e da inacção.
Cada um deve trabalhar com esperança, determinação e vivacidade", defendeu a ex-presidente do Senado gabonês.
Em virtude da Constituição do Gabão, as eleições presidenciais antecipadas deverão realizar-se o mais tardar no início de Agosto próximo para suprir a vacatura deixada à frente da magistratura suprema pelo finado Presidente El Hadj Omar Bongo Ondimba, inumado a 18 de Junho corrente em Franceville, sua terra natal.
A Presidente interina do Gabão exprimiu por outro lado os seus agradecimentos aos Gaboneses "pelo seu fervor durante as exéquias do Presidente Omar Bongo Ondimba e apelou ao povo gabonês para se manter "insensível à divisão".