Presidente guineense remodela Governo
Conakry, Guiné-Conakry (PANA) – O chefe do Estado guineense, Alpha Condé, remodelou ligeiramente, segunda-feira, o seu Governo, constatou a PANA no local.
A ligeira remodelação foi marcada pelo regresso de dois ex-ministros, designadamente Albert Damatang Camara, ex-ministro do Ensino Pré-universitário, nomeado para a Segurança e Proteção Civil, e o médico-coronel Remy Lamah, designado ministro da Saúde,
O decreto, lido na televisão pública, não fornece nenhuma explicação sobre esta ligeira remodelação da equipa governamental, interpretada por alguns observadores como "sanções contra os ministros da Saúde, Edouard Niakoye Lamah, e da Segurança, Alpha Ibrahima Kéïra", exonerados.
Estes observadores afirmam que o despedimento de Keïra se deveu aos últimos movimentos sociais que fizeram uma dezena de mortos a tiros, atribuídos a agentes de polícia e a gendarmes, designados para garantir a manutenção da ordem pública.
Assim, o ministro-conselheiro para a Presidência da República, Albert Damatang Camara, foi ministro do Ensino Pré-universitário, ao passo que o médico-coronel Remy Lamah, já foi ministro da Saúde, de 2014 a 2016.
Os ex-ministros Edouard Niakoye Lamah e Alpha Ibrahima Kéïra foram nomeados ministros de Estado e conselheiros para a Presidência da República.
Esta ligeira remodelação ministerial surge a um ano do fim do segundo mandato de cinco anos de Alpha Condé, suspeito por líderes da oposição e por atores da sociedade civil de querer modificar a Constituição através da organização dum referendo, com vista a disputar um terceiro mandato anticonstitucional.
Mamadou Lamine Fofana, que assumiu o ministério da Justiça, na ausência do titular da pasta, Cheik Sako, demisisonário, foi confirmado efetivamente neste posto.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 12nov2019