Conakry, Guiné-Conakry (PANA) - O Presidente guineense, Alpha Condé, está pronto para formar um Governo de 36 ministros, de acordo com um decreto publicado, segunda-feira à noite, pela Radiotelevisão Guineense (RTG).
O precedente Governo, dirigido por Ibrahima Kassory Fofana, primeiro-ministro nomeado em maio de 2018, e que foi remodelado uma vez, tinha 33 ministros, incluindo quatro mulheres e 29 homens.
As negociações e consultas, indica uma fonte segura, estão em curso na perspetiva da formação da nova equipa governamental que, segundo observadores, não sofrerá profundas mudanças.
Eleito em outubro último para um novo mandato de seis anos, o Presidente Condé reconduziu, sexta-feira, Kassory Fofana ao cargo de primeiro-ministro, de que se tinha demitido algumas horas mais cedo.
Algumas horas após o decreto que o confirmou na sua função de chefe do Governo, Kassory Fofana publicou na sua página do Facebook uma mensagem de agradecimento a Condé pela confiança renovada e exortou os Guineenses ao trabalho.
Kassory Fofana, economista, foi ministro em diferentes Governos do finado Presidente Lansana Conté, e diretor da campanha presidencial do candidato Condé em 2015 e 2020.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 19jan2021