Agência Panafricana de Notícias

Presidente guineense indulta 15 militantes da oposição

Conakry, Guiné (PANA) – O Presidente guineense, Alpha Condé, amnistiou segunda-feira 15 militantes da oposição radical condenados por “atos de violência” durante uma marcha pacífica organizada a 27 de setembro último por um coletivo de partidos políticos, informou a televisão estatal.

O Presidente Condé, que convidou há duas semanas uma dezena de líderes políticos da maioria e da oposição para a retomada do diálogo, garantiu durante discussões na sequência do pedido de libertação das pessoas detidas durante a marcha que ele não podia substituir a Justiça, mas que a lei o autoriza a assinar um decreto de amnistia.

Os líderes do coletivo dos partidos, que apelaram em setembro último para uma marcha pacífica, estabeleceram como condição a libertação dos detidos antes do diálogo.

Dois jovens manifestantes foram mortos por armas brancas durante esta manifestação, enquanto vários outros ficaram feridos e dezenas de pessoas foram detidas.

O Presidente Condé concedeu amnistia a uma dezena de militantes da União das Forças Democráticas da Guiné (UFDG) de Cellou Dalein Diallo, candidato derrotado na segunda volta das eleições presidenciais, que tinham sido detidos a 3 de abril último à chegada do seu líder ao Aeroporto Internacional de Conakry Gbessia.

Ao indultar de novo 15 militantes da oposição, o chefe de Estado guineense reiterou o seu compromisso de «mobilizar o tecido social, tornado frágil ».

Ele instalou, neste sentido, uma Comissão Nacional de Reconciliação co-dirigida pelo arcebispo de Conakry, Monsenhor Vincent Coulibaly, e pelo imame El Hadj Mamadou Saliou Camara.

-0- PANA AC/TBM/FK/TON 06dez2011