Presidente guineense exorta compatriotas a votarem em massa
Conakri, Guiné (PANA) – O Presidente guineense, Alpha Condé, apelou aos seus compatriotas para participarem massivamente nas eleições legislativas de 16 de fevereiro de 2020 que, a seu ver, são "um momento importante da história do país."
"Convido cada um de voceses a participar no voto e exprimir o seu direito e o seu dever porque é isso a democracia", disse Condé terça-feira última, na sua mensagem transmitida pela Rádio Televisão à nação por ocasião do ano novo.
Acrescentou que estas eleições serão uma ocasião para avaliar o caminho percorrido juntos desde 2010, data da sua eleição à magistratura suprema para o seu primeiro quinquénio.
Cada um, segundo o chefe do Estado, poderá ter um olhar retrospetivo sobre as conquistas e obstáculos ultrapassados, em quase 10 anos de esforços coletivos.
"Garanto-vos que só a vontade do povo será a decisão final que se vai impor a todos nós ", frisou.
Indicou que 2020 será sempre um outro ano de projetos e de "consegração dum pacto com as futuras gerações para as quais trabalhamos para deixar, como herança, um país estável e próspero."
O encerramento do depósito das candidaturas decorreu segunda-feira à meia-noite, na Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), que anunciou ter registrado os processos de 33 partidos políticos em mais de 100 reconhecidos.
A maioria dos partidos da oposição decidiu suspender a sua participação e impedir a votação marcada para 16 de fevereiro próximo, se “correções necessárias” não forem feitas nas listas eleitorais.
-0- PANA AC/IS/MAR/DD 1jan2019