Agência Panafricana de Notícias

Presidente ganense felicita equipa nacional pela qualificação

Accra- Gana (PANA) -- O Presidente do Gana, John Evans Atta Mills, felicitou, quarta-feira à noite, a equipa nacional de futebol, os Estrelas Negras, pela sua qualificação para os oitavos-de-final do Mundial da Federação Internacional de Futebol (FIFA) de 2010 na África do Sul.
Numa mensagem enviada aos Estrelas Negras pouco após a sua qualificação, o Presidente Mills instou-os "a enfrentarem o desafio" que lhes for lançado pelos Estados Unidos da América, sábado.
Ele exprimiu a sua confiança na equipa e o desejo de que ela vá o mais longe possível neste primeiro Mundial organizado em África.
Os Estados Unidos serão sábado os próximos adversários do Gana nos oitavos-de- final.
O Presidente Mills felicitou também a equipa técnica por esta proeza, bem como os Ganenses unidos em torno da sua equipa "para elevar bem alto as cores do Gana".
"Enquanto nação, devemos, embora modestamente, congratularmo-nos com esta qualificação dos Estrelas", declarou o Presidente ganense.
O Gana qualificou-se para a segunda fase da competição, apesar da sua derrota face à Alemanha durante o último jogo do Grupo D disputado em Joanesburgo.
O Gana classificou-se na segunda posição deste Grupo com quatro pontos,à frente da Austrália que venceu a Sérvia por 2-1.
Mas o Gana teve uma melhor diferença de golos.
A Alemanha ocupou a primeira posição deste Grupo com seis pontos e a Sérvia está no último lugar com três pontos.
Por outro lado, os jornais ganenses elogiaram igualmente os Estrelas Negras, que são a primeira e única equipa africana a qualificar-se para a segunda fase na sequência da eliminação dos Camarões, da África do Sul, da Nigéria e da Argélia.
"Conseguimos.
Próximo alvo são os Estados Unidos", é o título da edição desta quinta-feira do diário pró-governamental Graphic, que mostra igualmente, na primeira página, uma foto do médio Dede Ayew e do defesa John Panstil, celebrando a qualificação com uma bandeira do Gana.
Por sua vez, o Ghanaian Times, um outro jornal pró-governamental, intitulou: "Estamos nos oitavos-de-final".
Este jornal divulgou uma foto dos irmãos Boateng, designadamente Kevin-Prince, que joga para o Gana; e Jerome, que atua para a Alemanha, com a legenda "O sangue é forte, mesmo quando se está em campos adversários".
O Times também mostra a foto de Ayew e Panstil celebrando a qualificação da sua equipa.