Presidente ganense esperado em Bruxelas
Bruxelas, Bélgica (PANA) – O Presidente ganense, Addo Dankwa Akoufo-Addo, é aguardado a 5 de março próximo em Bruxelas, para uma visita oficial à Bélgica, a convite do Grupo dos Conservadores e Reformistas (ECR), soube a PANA de fonte oficial na capital belga.
Durante a sua estada cuja duração não foi revelada, Akoufo-Addo presidirá aos trabalhos da cimeira África de 2020, organizada pelo ECR, um grupo parlamentar europeu.
A cimeira permitirá examinar e discutir sobre opções estratégicas para o desenvolvimento das relações mais estreitas entre África e a Europa.
Para o ECR , África e a Europa encontram-se no meio duma transformação em massa nas suas estruturas económicas, políticas e sociais e podem muito aprender uns com outros sobre oportunidades e desafios comuns.
Os debates vão ser organizados em torno de quatro mesas redondas, designadamente a governação e estabilidade, o papel das mulheres no desenvolvimento, instrumentos disponíveis para mobilizar cada vez mais investimentes privados em África e o papel das empresas africanas e europeias na digitilização do continente africano.
Outras personalidades africanas são esperadas nestas sessões, nomeadamente Mthuli Ncube, ministro das Finanças e Desenvolvimento Económico do Zimbabwe, Moise Katumbi, antigo governador de Katanga, no extremo sudeste da República Democrática do Congo.
Um comunicado do ECR sublinha que os maiores investidores em África são os Estados Unidos, a França e o Reino Unido da Grã-Bretanha e a China.
A África do Sul é o maior investidor nos outros países africanos, seguida pelo Quénia e pela Nigéria, lê-se no documento.
-0- PANA AK/JSG/FK/DD 6fev2020