Presidente ganense escreve ao homólogo cabo-verdiano
Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente do Gana, Nana Akufo-Addo, enviou, terça-feira, uma mensagem ao seu homólogo de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, cujo teor não foi revelado à imprensa, apurou a PANA na cidade da Praia.
A missiva foi entregue ao seu destinatário por uma enviada especial do estadista ganense, Martha Ama Pobee, durante uma audiência na cidade da Praia.
No final do encontro, a diplomata ganense disse a jornalistas entender que tanto Cabo Verde quanto o Gana são "países vulneráveis à criminalidade transnacionais, pelo que devem desenvolver esforços conjuntos com vista a combater o fenomeno."
Nana Akufo-Addo está também interessado em trabalhar com o seu homólogo cabo-verdiano, com vista à reforma no seio da União Africana, acrescentou.
Sublinhou, sobre as relações entre o Gana e Cabo Verde, que elas são “excelentes”, precisando que os dois países, membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), acreditam no processo democrático como única forma de proporcionar o desenvolvimento e o bem-estar aos respetivos povos.
O Gana será a sede do secretariado da Zona de Livre Comércio em África (ZLEC), decisão confirmada, em julho último, durante o lançamento da fase operacional do Acordo de Livre Comércio Continental Africano, em Niamey, a capital do Níger.
A candidatura do Gana, apoiada pela CEDEAO, triunfou perante as de seis outros países igualmente interessado em acolher o secretariado da ZLEC.
-0- PANA CS/DD 22dez2020