Agência Panafricana de Notícias

Presidente gambiano reeleito coloca juventude no centro das suas prioridades

Banju Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente gambuano, Adama Barrow, reeleito dparaomingo último para um segundo mandato de cinco anos, estendeu a mão aos adversários, prometendo colocar a juventude no centro das suas prioridades, informou a Agência Senegalesa de Notícias (APS).

"Agradeço a todos os candidatos presidenciais", disse o Presidente Barrow, citando os nomes de todos os seus adversários.

Milhares de militantes e simpatizantes do partido de Barrow invadiram alamedas do Palácio Presidencial, na noite de domingo último, para saudarem a vitória do seu líder, com 53,22 por cento dos sufrágios expressos.

Adama Barrow, candidato do Partido Popular Nacional (NPP, sigla em inglês), venceu as eleições presidenciais ocorridas sábado último, derrotando o seu principal opositor, Oussainou Darboe, que obteve 27,71 por cento dos votos.

Cenas de alegria popular foram notadas em vários bairros da capital gambiana, Banjul, depois de os resultados oficiais anunciados pelo presidente da Comissão Eleitoral Independente (IEC, sigla em inglês), Alieu Momar Njie.

O Presidente reeleito subiu, logo após a publicação dos resultados, a um veículo descapotável, todo vestido de branco, com as suas duas esposas, para saudar a multidão que o aclamava. 

Barrow juntou-se finalmente aos seus militantes e simpatizantes que já tinham montado um pódio gigantesco, onde se sucederam artistas e seus principais colaboradores para enaltecer a sua vitória eleitoral.

Uma multidão alegre também ssee deslocou ao centro da cidade de Banjul, caravanas de veículos e motos.

“Esta competição eleitoral foi saudável, fiável, livre e transparente com a participação de observadores nacionais e internacionais, meios de comunicação gambianos e internacionais (...). Os resultados divulgados pela Comissão Eleitoral Independente são viáveis”, regozijou-se Adama Barrow.

Estas palavras de Barrow seguem-se a uma declaração conjunta de três candidatos derrotados nas urnas e que rejeitaram os resultados eleitorais publicados pela Comissão Eleitoral Independente.

O principal opositor, Oussainou Darboe, e um candidato independente, Essa Mbaye Fall, e o líder do Congresso Democrático da Gâmbia (GDC), Mamma Kandeh, contestaram "a lentidão registada na publicação dos resultados" e denunciaram "algumas irregularidades".

Dirigindo-se a uma grande multidão composta na sua maioria por jovens, o Presidente Adama Barrow congratulou-se com esta confiança renovada nele.

“Em 2016, a Gâmbia foi grata parra mim. Esta gratidão acaba de ser renovada Devo muito ao povo da Gâmbia na sua diversidade ", exclamou-se.

disse-se.

“Nos próximos cinco anos, vou trabalhar cada vez mais para a juventude e o desenvolvimento socioeconômico do país”, prometeu Adama Barrow diante de uma multidão que aderiu à sua causa.

-0- PANA-APS MTN/OID/JSG/SOC/MAR/DD 6dez2021