Agência Panafricana de Notícias

Presidente gambiano indulta seis jornalistas

Banjul- Gâmbia (PANA) -- O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, indultou seis jornalistas condenados em 6 Agosto último em Banjul por "sedição e difamação", informa quinta-feira à noite a Rádio Televisão Gambiana (GRTS) citando um comunicado da Presidência.
Trata-se de Ebrima Sawaneh, Pap Saine, Sarata Jabi-Dibba, Pa Modou Faal, Sam Sarr e Bai Emil Touray condenados a dois anos de prisão pelo Tribunal de Grande Instância de Banjul, de acordo com a fonte.
Além da pena prisional, os jornalistas em causa tinham sido igualmente sujeitados a uma multa de 250 dalassi (10 mil dólares americanos).
O seu aprisionamento deveu-se a acusações de conspiração "por difamar o Presidente (Yahya Jammey) e a Gâmbia enquanto país quando difundioram via email um comunicado de imprensa em reacção a uma entrevista do Presidente difundida pela Rádio e Televisão do da Gâmbia".
Segundo o tribunal, o comunicado publicado pelo Sindicato dos Jornalistas Gambianos estava cheio de insinuações e acusava o Presidente (Jammey) e o seu Governo de estar implicados no assassinato, em 2004, do jornalista gambiano e director de publicação do jornal, The Point, Deyda Hydara.
Os jornalistas tinham sido capturados a 15 de Junho de 2009 e encarcedados nos locais da Agência Nacional de Informações (NIA) em Banjul, antes de ser conduzidos à força ao Tribunal de Grande Instância de Kanifing.