Presidente gambiano em videoconferência da CEDEAO sobre covid-19
Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente gambiano, Adama Barrow, participou estou esta quinta-feira numa videoeconferência da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) consagrada à covid-19, segundo a Presidência, em Banjul.
A conferência foi presidida pelo chefe de Estado nigerino, Mahamadou Issoufou, presidente em exercício da Autoridade dos chefes de Estado e Governo da CEDEAO
Durante esta cimeira, os chefes de Estado analisaram a situação e o impacto da pandemia do coronavírus (covid-19), na região da CEDEAO.
Antes desta cimeira extraordinária, os ministros das Finanças e os governadores dos Bancos Centrais da região realizaram uma sessão extraordinária, a 21 de abril de 2020, sobre a situação da covid-19, indicou quarta-feira a CEDEAO, num comunicado transmitido à PANA.
Para enfrentar a situação da covid-19 na região, a CEDEAO deu imediatamente um apoio financeiro, além da assistência recebida dos parceiros internacionais, para a aquisição de material e equipamentos médicos para o combate à pandemia, refere a nota.
Segundo os dados da Organização Oeste-Africana da Saúde (OEA), de 20 de abril de 2020, os 51 Estados-membros registaram cinco mil 474 casos confirmados, mil 567 recuperações, 140 mortes e três mil 767 pacientes ainda em tratamento.
A CEDEAO reafirma a sua solidariedade com os Estados-membros e saúda todas as medidas já tomadas para conter a propagação da pandemia e o tratamento médico dos pacientes.
-0- PANA MSS/VAO/ASA/TBM/FK/IZ 23abril2020