Agência Panafricana de Notícias

Presidente gambiano defende diplomacia preventiva na ONU e na UA

Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente gambiano, Adama Barrow, exortou as Nações Unidas, a União Africana e outras organizações regionais a promover e investir na diplomacia preventiva e a participar ativamente nos esforços de mediação e resolução de conflitos.

Ele lançou este apelo durante a cimeira da Paz Nelson Mandela antes do início da 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque, onde ele se juntou a outros líderes mundiais na inauguração da estátua erguida em homenagem ao ex-líder sul-africano.

De acordo com um relatório entregue à PANA pelo Serviço de Comunicação da Presidência gambiana, o o Presidente Barrow declarou que, uma vez que a cimeira foi aproveitada para celebrar o centenário do nascimento de Nelson Mandela, todos deviam inspirar-se nalgumas lições da vida do ex-líder sul-africano para tornar o mundo melhor para todos.

"O mundo inteiro observou com admiração que, apesar da situação singular no seu país, a sua vida de combate não foi apenas libertar a África do Sul da injustiça e da opressão; foi antes fazer do mundo um lugar onde a vida é boa para todos. Isso fez de Nelson Mandela um cidadão nobre e mundial com uma visão global para a humanidade", declarou Barrow.

Ele pediu aos líderes mundiais que buscassem inspiração na sabedoria, na força e na determinação de Mandela para erradicar os vícios e transformar o mundo num lugar onde a vida seja boa para todos.

Lembrou que Mandela interveio em momentos cruciais para acabar com conflitos e disputas por toda África e continuou um papel de mediador, mesmo depois de deixar as suas funções como Presidente da República na África do Sul.

-0- PANA MSS/MA/DIM/IZ 25set2018