Agência Panafricana de Notícias

Presidente gambiano convida compatriotas a consumirem produtos locais

Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente gambiano, Yahya Jammeh, exortou, segunda-feira, a população gambiana a depender pouco de alimentos importados e consumirem os locais, soube a PANA.

Jammeh fez este apelo durante uma cerimónia de distribuição de tratores aos Gambianos no palácio presidencial em Banjul, pedindo-lhes para tomarem mais cuidado com o que consomem, especialmente o que vem do exterior.

o estadista gambiano sublinhou que doenças outroura desconhecidas na Gâmbia, agora proliferam no país.

Jammeh, que se autoproclamou médico, estabeleceu uma ligação entre essa situação e os hábitos alimentares da população.

"Voltemos à terra e trabalhemos. Se continuarmos sentados e totalmente dependentes das importações, não será suficiente.", disse ele, antes de acrescentar: "Gambianos, estejam de pé, firmes, tenham fé em Deus e dependam de si mesmos ".

Jammeh é proprietário de várias fazendas em toda a Gâmbia. Os seus fiéis e militantes do seu partido coordenam lá o trabalho, dando lugar a várias polémicas. Também participam gratuitamente nestas atividades soldados, polícias e cidadãos comuns gambianos.

Para o chefe de Estado gambiano e seus apoiantes, esta situação é perfeitamente normal e coerente com a política de "retorno à terra do Presidente".

-0- PANA MLJ/BOS/NFB/TBM/IBA/CCF/DD 10maio2011