Presidente gambiano apela à reconciliação na Guiné Bissau
Banjul, Gâmbia (PANA) - O Presidente gambiano, Adama Barrow, apelou quarta-feira ao povo da Guiné-Bissau para se reconciliar e se unir com o Presidente Umaro Sissoco Embalo com vista a desenvolver o seu país.
O Presidente Barrow fez este apelo aquando da sua chegada a Bissau para uma visita oficial de um dia.
Lembrou aos Guineenses que os seus pais fundadores, como Amílcar Cabral, lutaram pela independência e que "é o tempo de progredirem e trabalharem juntos."
“Aconselho-vos especialmente a reconciliar e desenvolver o vosso país. Só uma pessoa pode liderar mas as outras devem unir-se e dar o seu apoio. O Presidente Embalo é um diplomata e pode fazer a diferença, se lhe derem a ocasião", aconselhou, acrescentando que "não pode haver democracia sem paz. Trabalhem juntos e eduquem o seu povo.”
O Presidente Barrow declarou que esta visita histórica vai consolidar os laços já existentes entre os dois países, bem como a sua relação com o Presidente de Bissau.
Exortou aos Guineenses a deixarem de lado as diferenças tribais e políticas e trabalharem juntos para uma Guiné próspera.
Exortou o seu homólogo guineense, como líder, para ser tolerante e aceitar que todo o seu povo seja um só, declarando que depois do seu mandato presidencial, é a sua herança que ficará na memória de pessoas, à semelhança de Amílcar Cabral.
O dirigente gambiano prestou igualmente uma homenagem aos pais fundadores da Guiné-Bissau e a outros heroís tombados no combate, depositando coroas de flor nas suas sepulturas, num acampamento militar de Bissau.
Por sua vez, Embalo felicitou o seu homólogo gambiano por ter aceitado o seu pronto rápido, que, a seu ver, reforçou os laços estreitos por já partilharem mesmos valores culturais e línguas.
"Não necessitamos de intérprete. Portanto ele é não só o meu colega, enquanto Presidente, mas também é um irmão”, frisou.
Declarou igualmente que os Gambianos não necessitam dum salvo-conduto para entrarem na Guiné-Bissau.
-0- PANA MSS/RA/BAI/TBM/MAR/DD 22outubro2020