Banjul, A Gâmbia (PANA) - O Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, agradeceu a uma equipa chinesa, formadoras de trabalhadores de saúde, desdobrados na linha da frente da Gâmbia, na prevenção, no diagnóstico e no combate à covid-19 (coronavírus), soube a PANA de fonte oficial.
A equipa fornece igualmente aconselhamentos e tratamentos a pacientes da covid-19 em estado crítico, revelou Barrow num comunicado a que a PANa teve acesso.
Os Chineses estiveram no Palácio Presidencial quinta-feira para informar o Presidente gambiano sobre o seu papel na consolidação das realizações entre os dois países, nomeadamente no combate ao coronavírus, a fim de garantira a segurança à população durante a pandemia, lê-se na nota.
Apresentaram igualmente medicamentos e equipamentos médicos para lutarem contra epidemia, indicou p Presidente Barrow, agradecendo à China o apoio do seu Governo.
Acrescentou que o seu homólogo chinês, Xi Jinping, cumpriu todas as promessas feitas ao Governo gambiano.
Agradeceu igualmente ao embaixador chinês, Ma Jianchun, o apoio na luta contra a patologia.
Segundo o diplomata chinês, a equipa médica foi destacada a pedido do Ministério gambiano da Saúde para combater o vírus.
Acrescentou que a China está ao lado da Gâmbia para o ajudar nos seus esforços a derrotar a covid-19 e melhorar os seus serviços de saúde pública.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/DIM/DD29 janeiro 2021